Revista Entrevip

Revista Entrevip

Setembro Amarelo: saiba o que é e entenda a sua importância

Sexta 01 de Setembro de 2017

SETEMBRO AMARELO é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde de 2014, pois o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Segundo uma pesquisa recente da OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil, a cada 100 mil pessoas, quase sete tiraram a própria vida no ano de 2012. Além disso, para cada suicídio podem ter ocorrido mais de 20 outras tentativas que não deram certo.

A vergonha, o desconhecimento e o desinteresse das vítimas e de seus familiares e amigos em tratar o problema são catalisadores que precisam ser combatidos. Essa é uma das metas do Setembro Amarelo.

O principal objetivo do Setembro Amarelo é quebrar o tabu que existe envolvendo o suicídio. Doenças graves, como o câncer e a AIDS, já passaram por períodos nebulosos e foram combatidas através do conhecimento.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos de suicídio poderiam ser prevenidos se a pessoa buscar ajuda e se tiver a atenção de quem está à sua volta.

Simples perguntas como um “posso te ajudar?” ou “como vai você?” podem, sim, fazer a diferença na vida de uma pessoa que esteja passando por problemas. Em 55 anos de existência no país, o Centro de Valorização da Vida atende e oferece apoio emocional por meio de telefonemas e presencialmente.

SERVIÇO:

Centro de Valorização da Vida (CVV)

Atendimentos:

Online (chat e skype): http://www.cvv.org.br/

Telefone: 141

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.